Por que o violino é tão especial?

Presente na cultura ocidental há vários séculos, o violino é um dos instrumentos mais importantes na indústria da música e do entretenimento.

Considerado o rei dos instrumentos de cordas, o violino é capaz de produzir sonoridades majestosas e intensas, assim como, exprimir melodias suaves capazes de sensibilizar os ouvintes.

Sua presença perene na história contribuiu para o desenvolvimento e inovação de gêneros e estilos musicais dos mais diversos: da música de concerto europeia, ao rock e pop. Por exemplo: poderia Vivaldi haver representado musicalmente a estação da primavera sem os violinos imitando os pássaros com trinados?

Símbolo de versatilidade ímpar, contemporaneamente o violino é capaz de dialogar com as linguagens musicais mais atuais, sem perder a aura clássica e requintada que lhe é característica.

Outrora o instrumento preferido dos reis na Europa, hoje o violino é o instrumento responsável pela trilha sonora dos momentos mais significativos das vidas das pessoas ao redor do mundo: do batismo à festa de debutantes, do casamento às bodas de ouro, do lançamento de um produto à inauguração de um empreendimento.

E você, porque acha o violino especial?